quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Arte e Comunicação

Para trabalhar a dramatização das regiões brasileiras. Apresentação no auditório, segunda-feira, 14/09/2009.

Existe uma estreita ligação entre arte e comunicação. Se ponderarmos a função da arte ao longo dos tempos, e se nos remetermos ao início da expressão artística (e ao início do próprio homem), com a Arte Rupestre, conseguimos compreender que esta sempre foi um dos principais elementos da comunicação humana.
Assumindo a arte como comunicação, é necessário definir o que se entende por comunicação. Por comunicação entende-se o ato de comunicar, de participar, de partilhar informação. Já a palavra (ou verbo) comunicar vem do latim communicare e da mesma forma significa participar, informar, ou estar em comunicação. Assim, para entender o que é a comunicação, é fundamental compreender como esta comunicação se processa. Para que exista um processo de comunicação é necessário termos um emissor, um receptor, uma mensagem e um meio ou suporte de divulgação desta mesma mensagem. No caso da arte, assumimos como emissor o autor, como receptor o observador/fruidor, como mensagem a obra, e como meio ou suporte a forma na qual
a obra é produzida. No entanto, esta comunicação só existe se emissor e receptor partilharem o código através do qual a mensagem é disponibilizada, o que neste caso quer dizer que só existe comunicação se emissor e receptor compreenderem a linguagem da obra de arte.
Remetendo-nos ainda ao campo da arte, podemos considerar que a comunicação artística é uma forma de comunicação de massas. Isto é, o artista (neste caso o emissor), não dirige a sua mensagem a um indivíduo em especifico, mas sim a vários indivíduos, o que faz com que de certa forma esta seja uma comunicação anônima. É então desta forma que se pode enunciar o processo de comunicação artística.
Mas há outro processo de comunicação, talvez mais difícil de analisar, mas igualmente de grande importância, que é o processo de criação artística, o processo de criação da obra de arte, em que o autor comunica consigo próprio e com tudo o que o rodeia, com o meio cultural e social no qual se insere para justificar a sua produção.

9 comentários:

  1. É uma pena a dramatização do meu grupo ter sido tão ruim. =/

    ResponderExcluir
  2. Desculpa... então.... off: neh!

    ResponderExcluir
  3. áaah, esse diia foi foogo =/
    a miinha apresentação foi péssima :(

    ResponderExcluir
  4. Dramatização pouco produtiva!

    ResponderExcluir
  5. Ah não gosto de dramatização
    mas acho que se tivessemos nos preparado melhor teriamos um bom reultado
    Apesar q não gostei de nehuma apresentação.

    ResponderExcluir
  6. Esse dia foi "TENSO"[2]
    Mais no meu grupo deu tudo certo, embora não foi do jeito que nós esperavamos ;)
    E o "Xibe" tava bom...
    HUAHUAHUHAUHAUHAUHUAHUHAU'

    OBS: xibe>>> Bolo

    ResponderExcluir
  7. Dramatização:
    Tivemos bastante tempo e nem nos preocupamos.
    Saiu como saiu.
    Que pena, era pra ter sido bem legal!

    BeiJinhOs*

    ResponderExcluir